sábado, 18 de janeiro de 2020

Omelete de alheira no forno e Folhados de linguiça e queijo cheedar

Oláa!! Tudo bem por aí?? Por aqui está tudo também. Hoje a minha publicação é em dose dupla, porque estamos a entrar no fim-de-semana e para compensar que durante a semana não apareci por cá.


Omelete de alheira no forno

Ingredientes:

8 ovos
1 cebola
1 dente de alho
50ml de azeite
1 alheira de Mirandela
100g de caju (não utilizei)
sal, pimenta, manjericão e azeite q.b.

Modo de fazer:

Ligue o forno a 200ºC. Coloque os ovos numa tigela e tempere-os com sal, pimenta e manjericão; reserve. Corte a cebola às rodelas e pique o dente de alho. Leve ambos ao lume a alourar no azeite.
Retire a pele à alheira, corte-a em pedaços e junte-os ao refogado. Deixe fritar um pouco, retire do lume e deixe arrefecer um pouco. Envolva este preparado com o batido de ovos, assim como metade do caju picado.
Pincele quatro recipientes refratários (eu utilizei apenas um grande) com azeite e distribua o preparado de ovos e alheira, pelas mesmas. Salpique com o resto do caju e leve ao forno, durante 15 minutos (como fiz num pirex maior, tive que ajustar o tempo de forno).


Folhados de linguiça e queijo cheedar

Ingredientes:

1 rolo de massa folhada fresca retangular
1 embalagem de mini linguiças
1 embalagem de queijo cheedar
1 gema de ovo
Orégãos secos a gosto

Modo de fazer:

Ligue o forno a 220ºC (se o forno tiver a opção de cozedura ventilada a 200ºC). Estenda a massa folhada numa superfície de trabalho. Corte as mini linguiças em pedaços pequenos, divida a massa em vários retângulos, usando os pedaços de linguiça como medida; em cada retângulo de massa, coloque uma tira de queijo cheedar e um pedaço de linguiça, enrole os folhadinhos e ‘’cole’’ a beira com um pouco de água, para os mesmos não abrirem.
Coloque os folhados num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal. Pincele-os com gema de ovo e polvilhe-os com os óregãos secos. Leve-os ao forno até que os folhados estejam douradinhos.

Beijokas ** e Bom fim-de-semana ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário