quinta-feira, 13 de abril de 2017

Delícia crocante de café

Oláa!! Tudo bem por aí?? Por aqui continuo com uma crise enorme de rinite alérgica (nunca me lembro de ter uma crise tão forte, mas enfim ...) e porque amanhã se celebra o Dia Internacional do Café, hoje trago-vos uma receita que podem preparar para sobremesa hehe.

"O Dia Internacional do Café celebra-se tradicionalmente a 14 de abril.

Data

A origem da data é desconhecida, sendo celebrada em diversos países em diferentes datas, tendo-se estabelecido o dia 14 de abril para a celebração mundial. Esta data ficou enraizada no mundo ao longo dos anos, mas, em 2015, a Organização Internacional do Café e os seus 74 Estados membros e 26 associações cafeteiras decidiram celebrar o primeiro Dia Internacional do Café oficial a 1 de outubro de 2015.

Sabia que?

O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo e a segunda matéria prima mais comercializada em todo o mundo, a seguir ao petróleo.
Em Portugal, o café é conhecido por bica ou cimbalino, de acordo com a região onde pedimos o café.
Se estivermos em Lisboa, o termo tradicional para o expresso é bica, um acrónimo que significa "Beber Isto Com Açúcar". Quando começou a ser comercializado em Lisboa, no café "A Brasileira", o café não agradou aos lisboetas e, por isso, foi criado o slogan, para que as pessoas adicionassem o açúcar ao café. Já no Porto deve pedir um cimbalino, como referência a La Cimbali, a popular marca de máquinas de café.
Os portugueses são dos europeus que consomem menos café. Em média, um português consome 4 quilos de café por ano, o que equivale a 2,2 chávenas por dia.

Benefícios para a saúde

Consumido moderadamente, o café tem uma ação antioxidante, atuando no combate aos radicais livres e diminuindo os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro.
O excesso de café pode contudo, causar irritabilidade, ansiedade, inquietação, insónia, dores de cabeça, náuseas e problemas gastro-intestinais, devido à sua acidez."
Informação retirada daqui.



Ingredientes:
·         200g de bolachas de chocolate recheadas
·         6 Folhas de gelatina incolor
·         150g de açúcar
·         40g de farinha
·         2 Ovos
·         2 Gemas
·         500ml de leite
·         1 Colher (sopa) de café solúvel
·         200ml de natas
·         1 Lata de leite condensado cozido
·         20 minibolachas de chocolate recheadas

Modo de fazer:
1.       Forre o fundo de um aro de 22cm com película aderente, para ficar estanque, e as paredes interiores com uma tira de acetato. Coloque parte das bolachas em pedaços no fundo do aro.
2.       Prepare o creme: demolhe as folhas de gelatina em água fria. Junte o açúcar com a farinha, os ovos e as gemas; mexa. Adicione-lhes o leite e leve a lume brando, mexendo, até engrossar. Transfira para outro recipiente e deixe arrefecer um pouco. Escorra as folhas de gelatina e adicione-as ao preparado ainda quente. Mexa até que se dissolvam.
3.       De seguida, adicione o café solúvel ao creme ainda quente. Deixe arrefecer por completo. À parte, bata firmemente as natas e envolva-as delicadamente no creme.
4.       Verta metade do creme na forma sobre as bolachas e faça mais uma camada com bolachas partidas. Leve ao frigorífico, até começar a solidificar.
5.       Coloque o leite condensado numa tigela e mexa-o. Faça uma camada de leite condensado por cima da sobremesa, reservando um pouco do mesmo. Disponha o restante creme de café, alternando com mais bolachas em pedaços. Leve novamente ao frio. Decore com o resto do leite condensado e as minibolachas de chocolate; sirva.



Aqui deixo-vos com duas fotografias dos meus dois amores, e companhias quando estou na cozinha hehe



Cheerio e Oreo

Beijokas ** Bom fim-de-semana ;) e Boa Páscoa!! 
PS: Não se esqueçam de comer muitas amêndoas hehe

Sem comentários:

Enviar um comentário